top of page

Queres ser curado?

Atualizado: 12 de mai. de 2021



Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim há muito tempo, perguntou-lhe: Queres ser curado? João 5.5‭-‬6

Jesus tem um encontro com um homem enfermo no Tanque de Betesda. Aquele homem estava naquela condição há 38 anos. Neste encontro, Jesus faz uma pergunta para ele: “Queres ser curado?”. Esta pergunta também é feita para cada um de nós a respeito de nossa alma, pois para sermos curados interiormente, o primeiro passo é desejar a cura.


"Mas, Pra. Dani, quando nos convertemos, não somos automaticamente curados em nossa alma?"


A resposta é: "não!"


Ao nascermos de novo, não paramos de pensar, sentir ou decidir. Mas somos instruídos a pensar de uma maneira nova, de submeter nossas vontades a Deus e expressar nossos sentimentos da maneira correta. Quando nascemos de novo, nosso espírito é transformado instantaneamente, mas a alma não. Ela está em processo de transformação e precisa ser restaurada.


Restauração da alma acontece através de:


1.Reconhecer nossas feridas, defesas e responsabilidades

2.Enfrentar suas dores

3.Se apropriar da cura que Jesus conquistou na cruz para feridas e traumas

4.Receber o perdão de Deus

5.Transmitir o mesmo perdão para quem nos feriu

6.Quebrar o acordo com mentalidades erradas, adquiridas através das experiências traumáticas

7. Ter a mente renovada


Há pessoas que foram gravemente feridas ao longo de suas vidas, que pensam que não têm valor, são perfeccionistas, têm seus sentimentos feridos com facilidade, sofrem com uma autoimagem negativa, com medo e ansiedade. E ao nascerem de novo em Cristo Jesus, ainda carregam estas marcas e precisam passar por um processo de cura da alma, em que Jesus purifica a mente, emoções e vontade delas.


Como está a sua alma?


Além de desejar a cura, o passo seguinte é avaliar seu estado interior, fazer um diagnóstico. Para isso, é necessário que se reconheça a necessidade de ser curado. No entanto, muitos evitam e se recusam a buscar a cura que necessitam por vários motivos:


1. Medo

2. Vergonha

3. Orgulho

4. Fuga da dor

5. Mecanismos de proteção

6. Crenças erradas a respeito do que é a cura da alma


Naturalmente evitamos situações desconfortáveis, desconhecidas ou incômodas. Mas o fato de algo não ser fácil para nós, não significa que devemos evitá-lo. Devemos derrubar estes obstáculos e responder “SIM!” à pergunta de Jesus: “Queres ser curado?”, pois ao fazê-lo, podemos ter a certeza de que não passaremos por esse processo sozinhos. Ele estará conosco e como está escrito em Filipenses 4.13: "Tudo posso Naquele que me fortalece!" Aleluia!


No dia 14/5/21, iniciaremos um grupo online de apoio para auxiliar pessoas neste processo de restauração da alma. É uma forma de dizer sim para esta pergunta do Senhor. Serão 12 sessões gratuitas. Clique aqui e inscreva-se!




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page