top of page

O valor da profecia

Atualizado: 2 de mar. de 2023

Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do Senhor fosse profeta, que o Senhor lhes desse o seu Espírito! Números 11:29

Olá, caro leitor! Estou de volta!! Hoje, gostaria de compartilhar com você sobre um assunto que tem um lugar especial em meu coração: o profético. Na verdade, neste post, vou compartilhar com você sobre o valor do dom de profecia.


Lemos em Números 11.29, Moisés repreendendo a Josué, pois este falou para o profeta proibir Eldade e Medade de profetizarem no arraial. Provavelmente, ele pensou que apenas Moisés estava autorizado a profetizar. No entanto, vemos que o Espírito Santo repousou sobre eles. O mesmo Espírito que estava sobre Moisés. E ,então, ele diz a Josué : "Tomara que todo o povo fosse profeta, que o Senhor lhes desse o Espírito!"

O que ele estava querendo dizer com isto? Moisés estava sinalizando um sonho de Deus, algo que estaria disponível na Nova Aliança.


E, o que Deus sonhou? O Senhor sonhou com a construção de uma família profética! Sim, e nós fazemos parte deste sonho de Deus. Em Joel 2.28, está escrito:

E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;

Nesta promessa de Joel que se cumpriu com a descida do Espírito Santo em Atos 2, vemos que ao derramar do Espírito Santo sobre toda a carne, há o levantar de um povo profético que ouve a Deus e comunica aos homens o que Deus está falando. Ou seja, todos os filhos e filhas de Deus podem profetizar. O dom de profecia não está restrito apenas aos profetas de ofício, mas todos os que fazem parte da família de Deus podem fluir neste dom.


Assim, precisamos crescer no entendimento a respeito do dom de profecia que faz parte de nossa herança em Cristo Jesus. Então, gostaria de oferecer uma visão geral sobre o valor do dom de profecia:


1.A profecia restaura a dignidade e o valor das pessoas


Muitos estão nas igrejas sem entender o seu papel no Corpo, sua identidade. Embora saibam com suas mentes que são filhos e filhas amados do Pai, parece faltar algo. Muitos têm uma ideia muito pequena do seu valor e de sua importância para o Senhor. Mas, ao receberem uma revelação específica de sua identidade celestial, uma palavra profética que desbloqueia esta revelação, tudo muda! Elas passam a se enxergar como o Pai as vê desde antes da fundação do mundo. Elas se veem na Terra como são vistas no Céu. Isso libera uma graça especial para que elas vivam tudo o que o Pai planejou para elas. Nada dá mais dignidade ao ser humano do que ouvir a voz do Pai falando como Ele o vê. Assim, a profecia é uma parte valiosíssima no processo de cura e restauração. A profecia revela os pensamentos incontáveis de Deus sobre alguém:


Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Salmos 139:16‭-‬17

2. A profecia edifica, encoraja e consola

Esses três elementos são encontrados em 1Coríntios 14.3. Eles são o resultado final de uma profecia. Toda profecia deve ser liberada para encorajar, construir e confortar as pessoas. Este é o protocolo geral para o dom de profecia no Novo Testamento.


3. A profecia proporciona uma agenda para oração

O Senhor, muitas vezes, libera uma palavra profética que revela Seu plano, Sua intenção, Seus pensamentos a respeito de alguma situação, de algum lugar ou de alguém. E, a partir desta revelação, ganhamos direção para orarmos segundo a vontade de Deus e, em 1João 5. 14-15 está escrito que se orarmos a alinhados com o que Ele deseja fazer, podemos ter certeza que obteremos o que estamos pedindo:


E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

Asssim, entendemos, que a profecia é um dom importantíssimo e não é apenas uma habilidade de ministério, mas de vida. Ela pode estar presente em nosso dia a dia, não apenas quando estamos na Igreja.


Mas, nós, seres humanos, temos a tendência de rejeitar o que não entendemos. Por isso, é tão importante que haja ensino bíblico sobre este assunto. E, a Escola de Ativação Profética tem este objetivo: ajudar pessoas a crescerem no profético, tanto na teoria como na prática, através de aulas teóricas e exercícios de ativação do dom de profecia. As aulas do nível 1 começam dia 17/3/23 e as do nível 2, dia 10/3/23. Clique em INSCRIÇÕES. Para mais informações, clique em CURSOS e conheça a proposta de nossa Escola.


Deus te abençoe!

Pra. Dani Carneiro



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page