Reconstruindo um projeto de vida


Então, se levantaram os cabeças de famílias de Judá e de Benjamim, e os sacerdotes, e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a Casa do Senhor , a qual está em Jerusalém. Esdras 1.5

Projeto de vida, será que é possível ter um? Qual é a sua importância? Há uma frase que ilustra bem quão importante é projetar: “sonhar sem disciplina gera pessoas frustradas”. Muitas pessoas não realizam, pois não seguem seus projetos com disciplina. Por exemplo, se alguém deseja construir uma casa, será necessário que planeje por onde começar, que materiais utilizará e tudo o que será preciso para que este desejo se concretize. Com o projeto em mãos, ficará mais fácil saber quanto de material usará e em quanto tempo concluirá o trabalho. Assim, terá um plano, um caminho a seguir para construir sua casa da melhor maneira. Na vida, algo semelhante acontece. Desde a infância projetamos diversas situações para as nossas vidas, temos muitos objetivos, sonhos que desejamos realizar. Planejamos a profissão a ser seguida, como será nossa vida familiar – quando casaremos, quantos filhos teremos - os bens que alcançaremos, sonhamos amar e sermos amados. Aprendemos a sonhar desde cedo. Nos são oferecidas muitas oportunidades, que em sua maioria, são únicas. Buscamos vários caminhos e fazemos diferentes escolhas e muitas destas decisões nos afastam de nossos sonhos, de nosso projeto de vida. Além disso, podemos nos deixar levar pelas circunstâncias ou assumir, conscientes ou não, um projeto que não é nosso, como no caso do filho que segue a profissão que os pais desejam. Assim, com o passar do tempo esses sonhos que não se realizam se apagam e se perdem dentro de nós, gerando frustrações e, até mesmo, nos levando a desistir de sonhar. Mas, quando nossos projetos de vida estão destruídos, é possível aprender a reconstruir. Há um trecho da história do povo de Israel, no Livro de Esdras, que muito nos ensina sobre reconstrução de projetos de vida.


No capítulo 1 do livro de Esdras, vemos que, com a derrota da Babilônia pelo império persa, Ciro, rei da Pérsia, publica um decreto que dizia que todo judeu, que desejasse, poderia retornar para Jerusalém, a fim de reconstruir o templo e a cidade. Zorobabel e os 49.907 que com ele retornavam a Jerusalém, após cerca de setenta anos de cativeiro babilônico, quando lá chegaram, encontraram apenas ruínas, pois o templo e a cidade estavam destruídos e os muros derribados. Zorobabel e os que com ele estavam tinham um projeto: habitar em sua terra com o templo reerguido. Mas para que esse sonho se realizasse seria necessário que reconstruíssem tudo aquilo que fora destruído. Este grupo de judeus tinha uma meta, um projeto de vida. Havia algo que desejavam realizar. E quanto a você, existe ainda alguma meta, ou já desistiu de sonhar? Que projeto precisa ser reconstruído em sua vida? O profissional-acadêmico? Ter uma família harmoniosa? Ser saudável emocionalmente? Casar e ter uma vida sentimental abençoada? Amar e ser amado? Ter um ministério frutífero? Ser equilibrado espiritualmente? Ter a vida financeira saudável? Existem pessoas que não sabem mais o que é sonhar, estão tão frustradas, que desistiram de lutar por seus sonhos, por não terem conseguido realizar nada do que desejaram e, hoje, tentam abafar esta frustração. Estão passando pela vida sem nada construir. Mas, tenha consciência que, em Deus, é possível reconstruir o que está em ruínas.


No entanto, quando pensamos em reconstrução, logo nos vem à mente a palavra trabalho, pois o prefixo re- na Língua Portuguesa significa “fazer novamente”. Portanto, a palavra reconstruir exprime a ideia de refazer algo que foi destruído; diferente de restauração, que é a recuperação de algo que está construído. Assim, se construir já consome energia, para reconstruir precisamos empregar ainda mais força. Reconstruir é mais trabalhoso, já que é preciso tirar os entulhos do que foi destruído, é necessário limpar a área a ser reconstruída. É possível que hoje você tenha projetos que não necessitam apenas de uma restauração, mas de uma reconstrução total. Deve-se retirar os “entulhos” de frustrações, de falta de esperança, de acomodação e de tudo aquilo que atrapalha tal obra.


Na história do retorno do povo de Israel, observamos que eles tinham um plano: em primeiro lugar, reedificariam o templo. Eles sabiam o que tinham que fazer e tomaram a atitude. E você, o que tem feito até hoje para ter seu projeto reconstruído? Tem deixado fluir ou tem feito acontecer? Como citado na frase introdutória, a vida é uma só. Não passe pela vida sem construir nada. Ainda há tempo de ver os seus sonhos realizados. Tome as atitudes necessárias e tenha convicção de que aquilo que sonhamos ou projetamos em Deus pode se realizar. Deus pode materializar os nossos sonhos. A Bíblia registra no Evangelho de Marcos 9.23 que “Tudo é possível ao que crê” e em Lucas 18.27 “Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus”. Projete, creia e realize.


Se você deseja aprender mais sobre os passos para a reconstrução de um projeto de vida, assine nossa newsletter e receba gratuitamente uma cópia do meu livro digital "Reconstruindo um projeto de vida". Minha oração é que este livro lhe ajude a encontrar o caminho que lhe conduzirá à realização de seus projetos. Busque ouvir a voz de Deus, peça ao Espírito Santo que lhe mostre os passos a seguir para reedificar o que está em ruínas na sua vida. Um aspecto fundamental do ministério profético é ouvir a Deus. Em breve, você poderá desenvolver essa habilidade através de nosso curso "Ativação Profética".


Ore comigo:

"Pai, em nome de Jesus, eu te entrego as áreas de minha vida que precisam ser reconstruídas. Mostra-me por onde começar e o que fazer. Abra o meu entendimento e me dê revelação da Tua vontade e de Teu propósito. Me fortaleça para tomar os passos necessários até que a obra se conclua. Eu oro, em nome de Jesus. Amém."


Declare:

"Todas as áreas de minha vida serão restauradas, em nome de Jesus!"


Assine nossa newsletter e receba em seu e-mail a cópia do livro digital "Reconstruindo um projeto de vida"


E lembre-se: nunca é tarde para reconstruir!


Deus te abençoe!


Pra. Daniele Carneiro


19 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo